sábado, dezembro 31, 2011

And so this was Christmas



Agora que todas as rabanadas foram devidamente digeridas e que o Espírito Natalino não passa de uma mera recordação de um ano quase passado, me sinto no direito mas eu quero mesmo dizer dever de listar algumas verdades sobre o Natal que as pessoas tendem a esquecer.

Ahhh, dezembro! O verão "chegou" junto com a árvore de Natal da Lagoa - a verdadeira joie de vivre!
#not
Uma grande revolta pessoal é a combinação cromática da estação: dezembro é o único mês onde combinar vermelho, verde e dourado é possível. *Sigh*
Primeiro que não, eu não vivo no fabuloso destino de Amélia nenhuma; e segundo que o dourado é quase sempre usado sem nenhuma parcimônia, dando um "q" de nouveau riche à todas as guirlandas, arranjos e embrulhos de presente. E eu não moro na Barra.

Como se não bastasse essa blasfêmia para com a escala de Sr. Pantone (a não ser confundido com o Sr. Panetone, figurinha fácil nessa época do ano), a coisa toda é muito traiçoeira.
Falemos, por exemplo, da comida. Visualmente tudo é lindo - fora aquele guardanapo dourado que a sua tia avó tirou do fundo do armário e que você suspeita ter soltado tinta na sua mão há exatamente um ano atrás.

Na primeira garfada, você indubitavelmente acha uma uva-passa no salpicão. Ou no arroz. Ou banana na farofa. Você passa mais tempo catando as passas, fazendo um montinho no prato, toda trabalhada na concentração para concluir tal tarefa e, quando acha que finalmente tirou todas, quando você pode enfim fazer parte das conversas e olhar para as pessoas; quando você dá aquele sorriso de satisfação que é quase um auto-tapinha nas costas (mas isso seria muito estranho de fazer na mesa), uma uva-passa engraçadinha sempre acaba na sua boca.
#desisto
Passemos então ao pernil mas na verdade pra quê se ele é só coadjuvante do abacaxi?! E do cravo.

E aí chega a tão esperada hora dos presentes! Boy, oh boy, os presentes. Não vou falar dos embrulhos porque senão seria fácil demais... Mas já perceberam a histeria na hora da distribuição? Nem no Juízo Final não vai ter tanta comoção assim...
A caçula da família tenta distribuir os presentes enquanto uma tia fica dando ordem pra pobre coitada da menina - na boa, levanta e faz você mesma, do jeitinho que você quer... A MENINA SÓ TEM 4 ANOS! Gritos, muitos. Pior do que o Veloso. E você ali, tentando ir pro seu mental-happy-place. E no meio de tanto papel no chão você sempre acaba perdendo aquele presente bacana porém miúdo que surpreendentemente um primo que você nem gosta tanto te deu. E quando você se dá conta, você passou mais tempo catando o mimo no lixo do que comendo a comida que a sua vó preparou com tanto carinho.
#quefase

Reclamações à parte, uma vez, um anjo torto, desses que vive nas luzesinhas do pinheiro, me apresentou à felicidade natalina: eggnog. Era o tal do Espírito de Natal.

E ele tava bêbado.

2 comentários:

  1. Ilka Miranda31 dezembro, 2011

    Amei Clara, muito bem descrito seu espirito natalino e que na verdade serve para todas as pessoas do Planeta Terra.
    Feliz 2012 prá você querida, bjs
    Ilka

    ResponderExcluir
  2. figurinha, muito bom! em especial a parte da uva-passa, abacaxi, cravo... me identifico tanto! hahaha

    ResponderExcluir