terça-feira, janeiro 17, 2012

Cuidado com a cirrose



A Janis Joplin tem uma música chamada What good can drinkin' do? Para os inexperientes talvez essa pergunta possa parecer absurda, considerando a história de vida da moça, mas os bons entendedores sabem que pelo menos uma vez por ano essa pergunta passa pela sua cabeça. Geralmente depois de acordar sem eira nem beira, sem lenço e sem documento. E principalmente sem saliva.

Agora eu não me lembro, mas eu e a minha irmã ouvimos em algum lugar que o motivo da bebedeira só pode ser aumentar a sua alegria e nunca afogar as mágoas. Até porque convenhamos que essa história de afogar as mágoas não existe: você mata, sim, o resto de orgulho e amor próprio nessas ocasiões -ligando às 3h47 pro ex. Ou mandando mensagem pro carinha que você pegou ontem. Ou ainda escrevendo um inbox sem pé nem cabeça prum gatinho aleatório de quem você não é amiga mas conhece 33 pessoas que são...

Pois bem, vamos dizer que essa é uma ótima ocasião: um dos seus melhores amigos vai ser pai (#truestory)! Jorge traz duas cervejas, bem geladas! Cachacinha, alguém vai? Só molhar o bico. Um brinde ao futuro pai, aêêêê!!! Um brinde à galera, aêêê!! Normalmente nessa hora alguém começa a fazer uma declaração de amor aos amigos (não olhem pra mim), enquanto um ou dois copos tombam daquele banco improvisado mesa. Vai pro santo! Ê santo com sede...Os mais bem-esclarecidos voltam para casa nesse momento - seres evoluídos, certamente. Afinal, hoje ainda é terça e amanhã eu tenho que acordar cedo. Você pensa, titubeia, ouve a sua mãe ou grilo ou qualquer forma que tenha a sua consciência dizendo: "Já chega, né? Amanhã você trabalha...".
Momento de hesitação tenso, should-I-stay-or-should-I-go-? style. E basta só uma pessoa estar também nessa dúvida que os olhares quase vesgos se encontram e a resposta é clara: se é para o bem de todos e felicidade geral da nação [...] digam ao povo que que fico.

*          *         *

Barulho de britadeira acorda. Abre os olhos. Ai. Fecha os olhos. Agora calma, abre os olhos devagar. Putz, não adiantou muito. Ok, agora eu tô vendo. Onde eu tô? Ah sim, esse é o teto da minha casa. Ufa, tô em casa. Como eu vim pra casa? Será que tem mais alguém comigo? Calma, não olha pro lado é melhor tatear... tateiatateiatateia #nada. Ocupa a cama inteira em diagonal só pra ter certeza. Ufa.
Essa britadeira é na minha cabeça? Cadê a água? Ah, tá aqui. glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub glub.
Glub.
Meio quente, essa água. Que horas são? Alô? Melhor tomar uma providência.

Num ângulo de 90º você entende que não interessa se a britadeira tá dentro ou fora da sua cabeça - afinal ela não existe mais, virou aqueles pratos que aquele macaco de dar corda fica batendo.
#dor
Depois de vencer a batalha contra a inércia (e acho mesmo que isso deveria entrar no CV como qualificação: "é capaz de vencer a inércia 3 vezes por semana e ocasionalmente num sábado de sol"), enquanto você faz xixi, repassa a noite na sua cabeça. Eu não sei bem como isso funciona para vocês, mas eu nunca sei se a angústia do blecaute é melhor ou pior do que ficar sabendo dos acontecimentos da véspera... Isso porque já deu tempo de você ter tido todas essas reflexões e nada do xixi acabar. Ferrou: o pouco de fluido que você tinha no corpo está entrando pelo cano. Literalmente.

Ir até a geladeira, apenas para ver que a garrafa de água gelada tá vazia. Gelo? Muito. Copo - o maior possível. Vontade de ser um personagem de Querida, encolhi as crianças e nadar até não poder mais nessa água gelada. Café da manhã: se o estômago permitir. Banho direto. Putz, tem que desembaraçar o cabelo agora. Dor a cada escovada.

Com que roupa? Entre trancos e barrancos, entre refluxos e latejos, você acaba escolhendo a roupa mais leve do mundo. Só esquece que o sutiã que combina tá um pouco apertado demais. Paciência. E quando você está um pouco mais motivada, as energias sendo recarregadas gradualmente, escutando (num volume obviamente tolerável) Beautiful Day do U2, você sai cinematograficamente pela porta, sendo engolida pela claridão.

E os óculos escuros na sala.

Um comentário:

  1. "Olha o céu, gente, olha o céu! Nossa, o céu tá lindo, gente! Nossa, que céu!", divertem-se as duas, inocentes de que a britadeira logo começaria...

    ResponderExcluir