quinta-feira, junho 13, 2013

Mama was a Rollin' Stone




A essa altura do campeonato, vocês já sabem que eu tenho três pais (um por parte da minha irmã Julia, outro por parte da minha irmã Sofia e o meu mesmo), nove irmãos, mais de 30 primos, uns 20 tios, 53 melhores amigos, etc, etc, etc; mas mãe mesmo é uma só, única.

A mamãe ri um riso largo, solar e quando as lágrimas escorrem, no auge da gargalhada, quando o fôlego fica curto e o ar acaba, ela funga. Eu também - condição genética, fazer o quê? Até a vovó Lili depois de um vinho do Porto a mais faz também. Cheia de manias contraditórias: não gosta de blackout mas dorme de tapa-olho, por exemplo. Porque o pai dela espirrava pra dentro (e isso dava gastura na menina), o espirro dela é um exorcismo. Ela se prepara, enche os pulmões de ar e AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHTCHIIIIIIIIMMMMMMMMM
Uma vez ela espirrou assim numa dessas galerias de Ipanema. Te juro que as pessoas saíram das lojas para ver o que tinha acontecido. O espirro ecoou durante três luas e dois eclipses, juro.

A mamãe adora uma tralha. A casa é cheia de breguetes do mundo - tem robô de San Francisco, flor de plástico da SAARA, bicicletas de Bellevile e da Austrália veio o Odorico. É jeitosa que só, faz laços incríveis e embrulha presente como ninguém. E a comida dela, do prato dela mesmo?! É sempre mais gostosa. E nunca, nunquinha, sai de casa sem tomar um gole d'água ou esquecer as chaves. Filha de Iansã, ela reluz e trovoa. Dedo verde faz da renda volume verde frondoso. Jasmim-estrela Buda alecrim dedo-de-moça cristais arruda defumador carvão. A mamãe é estado; de espírto e geográfico - a casa mora nela.

Lambe-lambe, identidades, lareira. Lambe as crias, micuim, ampliador. Vou agradecer a Santo Antônio que me deu essa guerreira de mãe, que de corpo fechado e coração aberto me dá o melhor dela, todos os dias. Mas quando joga praga, sai debaixo. É melhor não fazer birra e ouvir os conselhos, porque quando o tempo fecha, ele desaba.

Praga de mãe é mais eficaz do que macumba.

E isso, além de ser um fato, é um desses super-poderes que toda mãe tem. Porque sim, em certas coisas, mãe é tudo igual, só muda de endereço.
Vocês já repararam que toda mãe acha que os seus filhos são os mais bonitos; ou pelo menos foram os bebês mais bonitos do mundo? "Não digo isso porque eu sou mãe, trabalho com imagem, sou designer, fotógrafa, eu sei que vocês foram os bebês mais lindos", diria a minha. É EVIDENTE que nesse caso ela tá certa mas se a gente for seguir a lógica o-meu-filho-é-o-mais-bonito, não existiria gente feia no mundo. Zero. Nenhuminha.

O Tom Jobim tem uma frase ótima, que ilustra bem um outro dom materno: "Filho meu eu só crio até os 63 [lá em casa esse número vai aumentando conforme os filhos vão crescendo], depois que se vire!". Às vezes elas reclamam, dizem que vão embora, que não aguentam mais, mas é puro charme! No fundo no fundo, elas gostam e querem cuidar da gente. Seja com um beijo na testa pra medir a febre ou te mimando depois de um bad breakup.

Atire a primeira pedra quem nunca teve essa conversa com a sua genitora:

Filha: - Tchau, mãe!
Mãe: - Tchau? Onde você vai?!?!
F: - Pra casa do Miranda
M: - Ah tá! Tá levando casaco?
F, impaciente: - Não, mãe, tá quente, é dezembro, tô saindo
M, preocupada: - Mas leva uma casaco, filha, vai chover e semana passada você tava gripando...
F: - Ah mãe, já não peguei, já tô atrasada, já tô indo, beijotchau!
M: - Juízo, viu?
F: - Viu!
M: - Vai com Deus
F: - Amém

E é claro que é só colocar o pé pra fora de casa que o tempo vira e cai aquele pé d'água.




*                           *                           *

Participaram do texto, e têm o meu reconhecimento e carinho os grupos de whastapp:
Primas e agregadas
Lycee
Amigues

Um beijo no coração de vocês e um especial na minha pra sempre editora, irmã e passsseira Jubilú                

3 comentários:

  1. Adorei! Fico mto honrada em ter contribuído! beijos! e happy b-day Julieta!!

    ResponderExcluir
  2. Q homenagiiiiiiiiiiiiiiiii fofisssss p/ mummysssss!! ahahahah!!!
    bjaoooooo e parabéns p/ Julietteee!!

    ResponderExcluir