segunda-feira, agosto 15, 2011

No que você está pensando agora?


Algumas malas vão para Belém, outras abrem contas no Facebook.

O mundo virtual não só cria hábitos e maneiras de relacionar, o mundo virtual permite a invenção de linguagens - de mala para mala.
Falo por exemplo daquela prima do marido da sua amiga, aquela que você só viu no casamento deles, mas que você aceitou porque o seu iPhone tava na sua mão. Então, ela que cisma em "emanar boas energias/sabedoria" através de status como "Hoje Deus me pediu para ter paciência pois toda semente plantada que é regada com amor pode crescer mais do que o pé de feijão de Joãozinho".
Vocês sabem bem da minha reputação de abraçadora de árvore, mas precisa disso tudo? E se por "semente" a pessoa quer dizer um filho, pelamordedeus, eu não ia querer que um filho meu crescesse mais do que o pé de feijão do Joãozinho (ou de ninguém for that matter) na minha barriga! E o medo de parir essa criança?!

Fora isso, eu não sei se vocês já perceberam, mas o novo tipo de "corrente" - sim, daquelas que quando a Internet era discada você repassava "porque nunca se sabe" - tomou conta do seu News Feed: "Se você ama cachorrinhos e vídeos de gatinho do YouTube, se você gosta de crianças em cadeiras de roda e negros gays, mostre que você tem um coração e copie e cole isso no seu mural por pelo menos uma hora".
CMON!!!! Quem é que não gosta de vídeos de gatinho do YouTube??? Até eu que não gosto de gato amo os vídeos!
A única diferença entre esse copie-e-cole e a corrente é que antes você não queria piorar o seu carma; agora você é uma pessoa omissa, não engajada, implícitamente contra crianças em cadeiras de roda e negros gays.
O copie-e-cole é também temático e vai de "se você ama o seu irmão" a "Brindo a [sim, sem crase] minha mãe que trocou a sua linda figura por uma barriga". A sua mãe não tinha barriga antes?

Outra ótima citação:"Que jogaço esse do Flamengo pedi até uma pizza #dietaéprosfracos". Bom, o futebol per se eu já nem comento mais... 22 homens correndo atrás de uma bola. Bandeirinha. Empedimento. Tiro de meta. Falta. Passe livre. Juiz ladrão. Se porrada é solução, eu fico até feliz que a pessoa só pediu uma pizza...

Mudando de assunto: a sua vida é perfeita? Não, a minha também não é. Também não é ruim, não posso reclamar. Mas quero falar daquela pessoa cuja a vida é *perfeita*, sabe? Sim, aquela cujos amigos são os melhores, o chopp dela é o mais gelado, o filho é o mais bonito do mundo [#not], o cabelo é o mais liso e olha que ela nem progressiva fez, etc.
Enfim, a vida da pessoa é tão boa, mas tão boa, que ela fica até alegre de pegar trânsito na volta do trabalho para poder admirar a beleza do Rio de Janeiro. Via Instagram.

Contrapondo esse mundo lindamente cor-de-rosa, existem aqueles deprimidos, que só idolatram pessoas mortas e colocam frases como "Minha vida é uma merda" como status às 4h38 da manhã. Na boa, qual é o protocolo a ser seguido nessas horas? Curtir? Comentar? Você realmente tá tão sem amigo assim que ao invés de ligar para alguém você posta isso? Ok, tá tarde, mas pelo menos acorda a sua mãe, tenho certeza que ela iria entender.

Agora, a crème de la crème, é quando a pessoa feliz é a pessoa triste. A mudança acontece, às vezes, num espaço de 40 minutos. Isso, meus amigos, é a bi-polaridade pós-moderna, o verdadeiro mal-estar na era da Internet. Mas tudo bem porque pelo menos as pessoas curtem.

C.

PS: Todos os status mencionados são verdadeiros. Pela inspiração, eu agradeço à Alice Ratton e à Clara Maia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário